Hoje no mercado temos diversas opções de equipamentos de Realidade Virtual disponíveis, desde equipamentos básicos que permitem experiências simples, até equipamentos de alta tecnologia para operações onde a precisão é fundamental. Segue abaixo alguns dos principais equipamentos do mercado atualmente: 

 Oculus Quest 2: O Quest 2 é o equipamento mais moderno da empresa Oculus, sendo um dos principais modelos do mercado. Esse equipamento trouxe várias inovações para o setor, e é o primeiro equipamento híbrido, trabalhando tanto conectado a um computador (através de cabo usb) quanto de forma independente (standalone). Apesar de ter controles de movimento, o Quest 2 também utiliza seus sensores para capturar diretamente as mãos dos usuários, transportando o movimento das mão diretamente para o software. Especificações: Resolução 1832 x 1920 por olho,  Processador Qualcomm Snapdragon XR2, RAM 6 GB, Armazenamento 256 GB.

 HTC Vive Cosmos: O Cosmos foi lançado em 2019 para substituir o “Vive Pro”, que foi considerado por muitos o melhor equipamento da geração passada (nem tão passada assim), pois entregava muita robustez e estabilidade. 

 Este é um equipamento que precisa ser conectado a um computador para funcionar, obrigando o usuário a lidar com o cabo da conexão. Para contornar isso, eles oferecem um acessório externo que faz uma ligação wifi entre o equipamento e o PC, resolvendo bem o problema. O Cosmos garante muito conforto para usar e com uma tela de altíssima resolução, deixando a imersão ainda maior. 

 HP Reverb G2: A HP, em parceria com a Microsoft e Valve, lançaram o Reverb G2, que é um equipamento semelhante aos modelos Oculus Rift S e Vive Cosmos. O reverb G2 entrega uma experiência completa, sendo compatível com SteamVR e com Windows Mixed Reality. Ele possui uma tela de alta resolução, com 2160 x 2160 por olho, se destacando entre os concorrentes.

 Outros destaques: Alguns outros equipamentos merecem destaque, como o Oculus Go, que foi uma aposta da Oculus em criar um equipamento acessível e popular. Ele opera de forma independente, sendo bastante portátil, sendo uma excelente opção para exibição de vídeos e experiências que não demandam uma alta imersão. 

 Uma categoria de equipamentos que merece ser citada, são a de Cases de realidade virtual, que são aqueles suportes onde o usuário coloca o smartphone para ser a tela de realidade virtual. Os modelos mais famosos dessa categoria são o Google Cardboard, que era feito de papelão e por isso foi muito popular, e o Samsung Gear VR, que tinha um excelente acabamento e era confortável, quando comparado aos seus concorrentes da mesma categoria.  

 

O Papel da Realidade Virtual na Educação: Expandindo os Limites do Aprendizado

[et_pb_text _builder_version="4.17.4" background_size="initial" background_position="top_left" Leia mais

Fale conosco!